Anúncio

Se você considerou uma resolução para colocar suas finanças em ordem este ano, mas achou a ideia tão assustadora que optou por passear com o cachorro cinco minutos a mais por dia, estamos aqui para ajudá-lo. O que pode parecer uma tarefa intransponível torna-se factível quando você lida com pequenas tarefas uma a uma, mês a mês. Deixe nossos especialistas em dinheiro guiá-lo ao longo do ano para um bem-estar financeiro mais feliz e saudável. Pode-se dizer que será um passeio no parque.

Janeiro: Lidar com dívidas com juros altos

Anúncio

Pagar juros é como desembolsar dinheiro por nada, então seu primeiro trabalho é controlar os pagamentos de empréstimos. Para cada uma de suas dívidas, anote a taxa de juros, o pagamento mínimo mensal e quanto você deve, aconselha Shannon McLayfundador e CEO da Ginásio Financeiro Na cidade de Nova York.

Em seguida, implemente o método da avalanche: pague o mínimo de todas as suas dívidas a cada mês e coloque o dinheiro extra no empréstimo com a maior taxa de juros. Se você obtiver um ganho inesperado – como um bônus ou uma restituição de imposto – coloque-o também na dívida principal. Depois de pagar, passe para o empréstimo com a próxima taxa de juros mais alta e assim por diante.

Anúncio

Fevereiro: preparação para uma temporada de impostos mais tranquila

Evite a perda de documentos de última hora ao preencher seus impostos. Este mês, com a chegada dos documentos fiscais, Lisa Greene-LewisCPA e um especialista em impostos para TurboTaxsugere armazená-los em uma pasta junto com seus recibos para despesas dedutíveis.

Em seguida, pense no ano anterior. Anote todos os grandes momentos da vida que podem afetar seus impostos, como comprar uma casa ou perder o emprego.

Por fim, por mais básico que pareça, verifique três vezes todas as informações pessoais que você insere em seus formulários de impostos ou fornece ao seu contador. Um dos erros de preenchimento mais comuns é inserir números incorretos de Seguro Social para cônjuges ou filhos – e esses números são essenciais para receber benefícios fiscais valiosos e um reembolso oportuno.



Março: Crie poupanças de emergência

Você não quer ir para a cama preocupado que um aquecedor de água estourado possa ser sua ruína, mas muitos de nós não estamos preparados para cobrir uma despesa inesperada de US $ 1.000. É por isso que criar um fundo de emergência é tão importante. “O objetivo do dinheiro é se sentir seguro”, diz Suze Ormanapresentador do podcast Mulheres e Dinheiro. “O objetivo é ter oito meses de custo de vida na poupança.”

Embora isso possa parecer impossível, não é se você controlar seu ritmo. Orman aconselha guardar o dinheiro em 12 a 64 meses. “Siga um plano que faça com que você economize um pouco mais do que parece fácil”, diz ela. Configure depósitos automáticos – direto do seu contracheque – em uma conta que gere juros e nomeie-a como “Salve-se”. Especialistas dizem que personalizar uma conta com um nome que destaca seu propósito motiva você a continuar economizando.

Se você mergulhou em suas economias de emergência no ano passado, mas está em melhor situação financeira este ano, concentre-se em reabastecer essas economias.



Abril: Organize os documentos financeiros

Claro, a desorganização pode custar-lhe tempo, mas também pode custar-lhe dinheiro, como se tivesse de substituir um documento original (digamos, o título do seu carro). Julie Morgensternautor de Organização de dentro para fora (US$ 15; amazon.com), sugere que você reúna papéis importantes, classifique-os por tipo e data e guarde-os em uma caixa de documentos perto de onde você paga suas contas. “É mais fácil encontrar e arquivar informações à medida que você as usa”, observa ela.

Em seguida, pense nas informações que você está constantemente procurando, digitalize os documentos relevantes e salve-os em um arquivo digital. Por fim, fique maravilhado consigo mesmo quando encontrar seu W-2 mais recente com alguns golpes de seu telefone, em vez da habitual invasão de sua casa.




Maio: Maximize seus investimentos

Com o estresse tributário fora do caminho – e possivelmente até um pouco de dinheiro para restituição de impostos – volte a atenção para sua conta de aposentadoria com o objetivo de contribuir com 15% de sua renda. (Aproveite a correspondência do empregador, se a sua empresa oferecer.)

Certifique-se de que o mix de investimentos ainda se adequa aos seus objetivos de longo prazo. “Seu plano 401 (k) provavelmente possui uma ferramenta online que pode ajudá-lo a realinhar seus saldos da maneira certa para você, com base na sua idade e quando planeja se aposentar”, diz Katie Taylorvice-presidente de planejamento e engajamento da Fidelidade Investimentos.




Junho: ganhe mais com suas economias

Você nunca armazenaria dinheiro debaixo do colchão, mas guardar dinheiro em uma conta que mal rende juros não é muito melhor. Que este seja o mês em que você calcula o que sua conta poupança rende todos os anos. Com esse valor em mente, procure contas de taxas baixas e juros altos oferecidas por bancos on-line e guarde seu dinheiro com uma que ofereça as taxas mais altas.


Julho: verifique seu relatório de crédito

É mais fácil garantir um empréstimo para um item caro, como um carro ou uma casa, quando você tem um bom crédito. Vá para Annualcreditreport.com e solicite um relatório gratuito de Equifax, Experianou TransUnion. “Em vez de obtê-los todos de uma vez, solicite um relatório de uma agência diferente a cada quatro meses para acompanhar as coisas ao longo do ano”, diz McLay.

Leia seu histórico de pagamentos com atenção para garantir que esteja correto e relate qualquer atividade que você não reconheça. Se você notar atividades suspeitas recorrentes, convém congelar seu crédito. Tendo em mente que o roubo de identidade infantil pode passar despercebido por anos, considere congelar o crédito de seus filhos para ajudar a evitá-lo.


Agosto: Economize nos custos escolares

Seu filho não precisa de um monte de material escolar novo quando você tem uma gaveta de lixo cheia de lápis, canetas e cadernos. Seja engenhoso e reutilize, diz Kelsey Sheehyespecialista em finanças pessoais da NerdWallet. Ela também sugere juntar-se a outros pais para comprar suprimentos a granel. Se você for fazer compras on-line para a volta às aulas, experimente uma extensão de navegador como Melque aplica automaticamente os cupons ou códigos promocionais mais recentes.

Se seu filho está se inscrevendo para a faculdade – respire fundo! – reúna a papelada necessária para solicitar um empréstimo estudantil. O Aplicativo Gratuito para Auxílio Federal ao Estudante (FAFSA) fica disponível em 1º de outubro;


Setembro: priorize documentos de planejamento antecipado

Para não ser desgraça e melancolia, mas você precisa de um testamento e outros documentos de fim de vida. “As pessoas não gostam de pensar sobre a morte”, diz Orman, que desenvolveu o Will & Trust Kit on-line de quatro documentos “obrigatórios” (US$ 199; suzeorman.com) com seu advogado imobiliário. “Todo mundo assume que só precisa de um testamento, mas isso apenas diz para onde seus bens irão quando você morrer”, ressalta ela.

Você também precisa de um fideicomisso revogável com cláusula de incapacidade (que nomeia alguém para cuidar de certos bens em caso de incapacidade); uma diretriz antecipada (que indica quais cuidados médicos você deseja em caso de emergência); uma procuração permanente para cuidados de saúde (que nomeia uma pessoa de confiança para tomar decisões médicas por você); e uma procuração financeira durável (que nomeia alguém para tomar decisões financeiras por você). Depois de obter esses documentos, faça uma reunião familiar para informar seus planos aos entes queridos.

Outubro: corte de contas e assinaturas

Você tem uma conta no Spotify, seu marido também e seu filho também. Livrar-se de redundâncias e pagamentos recorrentes é como encontrar dinheiro grátis! Imprima alguns meses de extratos bancários e destaque seus pagamentos regulares ou use um aplicativo como Marcusque detalha os gastos para você.

Além disso, tente negociar com seus fornecedores, diz McLay. Para serviços de cabo, celular e internet, consulte os planos introdutórios que os concorrentes oferecem e peça ao seu provedor que corresponda ao mais barato. Ou baixe um aplicativo como Aparar, que negocia taxas mais baixas com provedores em seu nome. (O uso do Trim é gratuito, mas você dividirá a economia com eles.)


Novembro: Reduzir custos com saúde

Crie um fichário para seus formulários médicos ou torne-se virtual com um aplicativo como Saúde da Apple, que possui um recurso de Registros de Saúde. Isso pode ajudá-lo a evitar testes de diagnóstico caros porque, de acordo com o médico que se tornou consultor financeiro Carolyn McClanahanmuitos diagnósticos podem ser feitos com base apenas em seu histórico médico.

Economize dinheiro na farmácia também. Pergunte quanto custaria um medicamento se você pagasse sem passar pelo seguro e poderá obter um preço mais baixo, diz McClanahan. Download GoodRxum aplicativo gratuito que compara custos de medicamentos e oferece cupons escaneáveis, e lembre-se de usar os fundos da conta de gastos flexíveis, que geralmente expiram em 31 de dezembro. Se você não tiver certeza do que está coberto, visite fsastore.com para produtos elegíveis.


Dezembro: Tenha uma conversa sobre dinheiro

O que a morte, a política e a religião têm em comum? Para muitos de nós, é mais fácil falar sobre eles do que sobre finanças. Quebre o tabu realizando um rápido check-in semanal com seu parceiro, diz Cameron Huddlestonum jornalista de finanças pessoais.

Uma discussão sobre o que você mais valoriza pode ajudá-lo a entrar na mesma página e criar metas financeiras compartilhadas, diz Kathleen BurnsKingsburyespecialista em psicologia da riqueza e apresentador do podcast Quebrando o Silêncio do Dinheiro.

Em seguida, observe seus gastos nos últimos dois meses e veja se eles se alinham com seus valores. Por exemplo, se o tempo de qualidade com a família é importante para você, mas a maior parte do seu dinheiro extra vai para itens materiais, convém reavaliar seu orçamento.

Anúncio